Se você teve seus documentos, cheque e cartões de crédito roubados ou extraviados o que fazer? Bem, se não quiser ser surpreendido com cobranças indevidas, siga os seguintes passos:
- registre imediatamente um boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia, relacioando todos os documentos que foram extraviados/roubados, como: RG, CPF, Carteira Nacional de habilitação, número do cheque...
- em caso de cheques/cartões de crédito, avise também a instituição financeira e/ou operadora do cartão, tentando assim impedir compras e pagamentos indevidos.
- informe o ocorrido aos serviços de proteção ao crédito, tais como associações comerciais, Serasa, SPC, imediatamente comunicado escrito, acompanhado de cópia do BO.
- comunique formalmente aos cartórios de protestos e reconhecimento de firma para dificultar a utilização indevida de seu nome.
- se possível, publique o extravio de documentos em um jornal de grande circulação local.
- por motivos de segurança, faça todos os comunicados a bancos, serviços de crédito, cartórios, juntas comerciais, por escrito, sempre com comprovante de recebimento.
- mantenha em arquivo, por tempo indeterminado, o BO, jornais, e todos os comunicados efetuados, a fim de utilizá-los como prova em eventuais problemas.
Eu sei que dá muito trabalho, mas é melhor do que ter que pagar o prejuizo depois.
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