Novamente venho com aquele post que alerta. Recebi um e-mail relatando sobre a descoberta num lote de feijão com insetos que provocam a doença de chagas. Verdade ou não, acho que devemos ter muito cuidado e por isso resolvi colocar aqui. Lembrando que só estou repassando o que li na reportagem.
O e-mail pede que tomemos cuidado ao manusear feijão cru, deixar em vinagre por 15 a 20 minutos, já que os insetos não sobrevivem mais do que esse tempo molhados, somente depois desse tempo, manuseá-los.
A matéria foi divulgada em vários sites de Agricultura, mas o que parece (segundo o e-mail) foi retirado do ar. E o que parece, já existem 83 casos de doença de chagas contraídos a partir do feijão (não sei qual a marca) e toda a colheita entregue por uma cooperativa de plantações de feijão (COOVENF) está contaminada com esse protozoário (tripanosoma cruzi - Barbeiro) desta doença.
Se alastrou rapidamente, já que a cooperativa atende a mais de 18 empresas que embalam o feijão e distribuem para todo o Nordeste, Centro-Oeste e sudeste do Brasil.
Inseto em forma de ninfa no lote de feijão
O que é mais alarmante é que foi constatado que os lotes NÃO foram tirados de circulação, fazendo com que o número de infectados aumente a cada semana.
Feijão contaminado
É sabido que já se contraiu CHAGAS a partir dos tipos carioquinha, jalo e preto, uma vez que todos são originários da mesma Cooperativa.
A maioria dos doentes estão no sul do estado de Goiás, São Paulo e Minas, porém sabe-se que há casos no Acre, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Profissional da UNIUPS examina várias embalagens de feijão contaminadas
Infectologistas estão recomendando que se troque temporariamente o feijão por Canjica ou Grão de Bico ( imunes ao Chagas) porém, se for indispensável o uso do grão do feijão nas refeições, aconselham que use 2 colheres de vinagre no feijão que deverá ficar de molho por 15 minutos.
Quem tiver interesse em saber mais sobre a doença de chagas, entre nesse site, aqui e aqui.