quarta-feira, novembro 20

Perigo no Feijão

Novamente venho com aquele post que alerta.  Recebi um e-mail relatando sobre a descoberta num lote de feijão com insetos que provocam a doença de chagas.  Verdade ou não, acho que devemos ter muito cuidado e por isso resolvi colocar aqui.  Lembrando que só estou repassando o que li na reportagem.
O e-mail pede que tomemos cuidado ao manusear feijão cru, deixar em vinagre por 15 a 20 minutos, já que os insetos não sobrevivem mais do que esse tempo molhados, somente depois desse tempo, manuseá-los.
A matéria foi divulgada em vários sites de Agricultura, mas o que parece (segundo o e-mail) foi retirado do ar.  E o que parece, já existem 83 casos de doença de chagas contraídos a partir do feijão (não sei qual a marca) e toda a colheita entregue por uma cooperativa de plantações de feijão (COOVENF) está contaminada com esse protozoário (tripanosoma cruzi - Barbeiro) desta doença.  
Se alastrou rapidamente, já que a cooperativa atende a mais de 18 empresas que embalam o feijão e distribuem para todo o Nordeste, Centro-Oeste e sudeste do Brasil.
Inseto em forma de ninfa no lote de feijão
[]

O que é mais alarmante é que foi constatado que os lotes NÃO foram tirados de circulação, fazendo com que o número de infectados aumente a cada semana. 


Feijão contaminado 
[]

É sabido que já se contraiu CHAGAS a partir dos tipos carioquinha, jalo e preto, uma vez que todos são originários da mesma Cooperativa. 
A maioria dos doentes estão no sul do estado de Goiás, São Paulo e Minas, porém sabe-se que há casos no Acre, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Profissional da UNIUPS examina várias embalagens de feijão contaminadas
[]
Infectologistas estão recomendando que se troque temporariamente o feijão por Canjica ou Grão de Bico ( imunes ao Chagas) porém, se for indispensável o uso do grão do feijão nas refeições, aconselham que use  2 colheres de vinagre no feijão que deverá ficar de molho por 15 minutos.

Repasse aos amigos, pois isso é muito perigoso!

Quem tiver interesse em saber mais sobre a doença de chagas, entre nesse site, aqui e aqui.
 

Total de visualizações de página

#Movimento Comentemais

#Movimento Comentemais
"Para as leitoras que visitam, mas não comentam!"

Qual é a faixa etária das seguidoras/leitoras?

Blogs Favoritos e Parcerias

TDM
Cantinho da Yoko

Luchesi MakeUp

Luchesi MakeUp
tudo para maquiagem

Prika MakeUp

Prika MakeUp
use o código FISIO e ganhe 5%

Kollant Adesivos Decorativos

Kollant Adesivos Decorativos
Quer obter 7% de desconto na compra de um adesivo decorativo? Então clica aqui!

Poros

Poros
Desconto de 5% em dermocosméticos e 10% em produto para cabelos, perfumes importados e maquiagem.

Outros

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Divulgue o seu blog!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected