mais um texto em parceria com Plano de Saúde ou nesse site.
Quando os filhos começam ir para escola ou berçário, umas das maiores preocupações dos pais é o ambiente que acolherá a criança. Não só a separação marca este período, mas os desafios inerentes à nova fase. Longe dos olhos dos pais a criança passará pelo menos 5 horas distante de casa e a saúde é um fator que deve ser observado.
É compreensível que a criança possa ficar doente, já que estará em contato com outros alunos em uma única sala. Geralmente o sistema imunológico está ainda em formação e isso facilita o contágio de doenças. Os quadros virais tendem a aparecer, e em casos mais sérios, os quadros bacterianos. Há maneiras de prevenir e os pais devem estar atentos a estas dicas:
• Conheça o local, visite os cômodos da escola. Observe se as salas são arejadas, se a limpeza é sempre mantida. Os funcionários também devem seguir as regras de higiene, e as mãos devem ser sempre lavadas, é importante o fácil acesso a pias e sabão.
• Mantenha o cartão de vacina do seu filho em dia. Muitas doenças são facilmente espalhadas em ambiente escolar, como a catapora, por exemplo. Não permita a criança sofrer uma doença que há vacinas para evitá-la.
• Evitar doenças não significa isolar a criança. O ambiente da escola ou creche é importante para desenvolver a socialização e a ideia do coletivo. Deixe a criança brincar e construir o convívio social salutar.
• O sistema imunológico é fortalecido também quando a criança brinca em diferentes ambientes, no jardim, na areia, com água. Não há o que temer, se o local for seguro e após as brincadeiras a criança fazer a limpeza das mãos, com água corrente e sabão.
• A amamentação é uma vacina natural e uma proteção eficaz para a saúde. Por isso não deixe de amamentar pelos menos nos 6 primeiros meses de vida da criança.
• Pelo menos uma vez por semana lave os brinquedos usados pelo seu filho, bichinhos de pelúcia, bonecas de pano ou plástico, ou qualquer peça que a criança leve à boca pode ser um transmissor de bactérias, fique atento.
• A gripe, tosse e catarro são bem comuns nas crianças, basta uma começar a apresentar a doença para facilmente se espalhar pela turma. Invista em sucos com vitamina C semanalmente, faça papinhas de cenoura para o jantar, varie o cardápio.
• Garanta uma boa noite de sono para seu filho. Uma noite bem dormida representa uma grande diferença para o fortalecimento do sistema imunológico da criança.
Se o filho contrair alguma doença durante o período escolar, a melhor recuperação é a permanência em casa. Ir para escola doente só colocará as outras crianças em risco de contágio e dificultará o processo de melhoria do estado da criança doente. O repouso em casa é o mais indicado.
Mantenha as visitas ao pediatra anualmente, e em caso de dúvida sobre um quadro de doença de sua criança não hesite em ir ao médico o mais rápido possível. Nunca faça uso de medicamentos sem indicação do pediatra. Lembre-se que o pediatra tem a vocação profissional para cuidar da vida de seus pacientes.