sexta-feira, setembro 26

Como Prevenir Doenças Respiratórias em Crianças

Bem, surgiu uma oportunidade para uma parceria com o blog Plano de Saúde, isso quer dizer que teremos novamente posts com temas de patologias infantis, já que um dos objetivos do blog é falar de neopediatria e não só de maquiagem e moda.  Espero que gostem e aprendam um pouco mais sobre o assunto e que possamos trocar idéias, então vamos ao primeiro post.

Os créditos são exclusivos da autora Andreia Silveira e do Plano de Saúde.

Como prevenir doenças respiratórias em crianças

Falta de ar, tosse, peito chiando e cansaço são alguns sintomas comuns em crianças que sofrem com doenças respiratórias. Embora existam vários tipos dessa enfermidade, é muito importante é aprender como preveni-las e tratá-las.


 Entre as doenças respiratórias que mais atingem bebês e crianças são bronquiolite, asma, pneumonia (bacteriana e viral) e a Síndrome do Lactente Sibilante (conhecido como bebê chiador). O inverno é a época que mais prejudica a respiração das crianças, mas ainda nessa estação é possível tomar alguns cuidados simples para diminuir essas ocorrências. 
Para crianças e bebês que sofrem de bronquiolite, existe indicação de tratamento preventivo. Um exemplo é a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo que dispõe de medicamento para ser aplicado em meses de maior índice de circulação do vírus, pois só na capital paulista os casos registrados aumentam consideravelmente e a maior parte da população não possui um plano de saúde.
As doenças respiratórias acontecem devida a má qualidade do ar, onde a poluição é o maior vilão em São Paulo e em outras grandes cidades do país, com exceção de Belo Horizonte que é considerada a cidade (entre as maiores) com baixa concentração de poluentes no ar, sendo Fortaleza a cidade com maior concentração de poluentes na atmosfera.
Dicas de prevenção de doenças respiratórias:
  • Evite a proximidade de seus filhos pequenos com pessoas com gripes e resfriados. No caso de pessoas que moram junto com crianças pequenas ou bebês, recomenda-se o uso de máscara. 

  • Não leve seus filhos com resfriado ou gripe para a escola. Além de precisarem fazer repouso, evitará a transmissão do vírus.
  • Mantenha a vacinação em dia.
  • Evite sair de casa com crianças pequenas, especialmente bebês menores de quatro meses, para ir em locais com aglomeração de pessoas. 
  • Mantenha o quarto das crianças limpo e arejado, assim como o restante da casa. Evite objetos que acumula pó, afinal, os ácaros são os maiores causadores de alergias respiratórias.
  • Amamente seu bebê até o 6º mês de vida, pois o leite materno transmite anticorpos da mãe que o protegerá de muitas doenças.
  •  Não fume e não deixe que outros fumem dentro de sua casa, pois a fumaça irrita as vias respiratórias.
  • Evite levar seu filho ao pediatra e Pronto Socorro sem necessidade. Nesses lugares ele estará em contato com crianças que podem apresentar doenças contagiosas graves.
  • Mantenha animais no quintal.
  • No inverno o clima é mais seco, então umidifique os ambientes onde seu filho está a maior parte do tempo. Isso ajuda a minimizar irritações de pele e mucosas. 
Cuidados com os pequenos

O inverno é a estação em que mais predomina doenças respiratórias, principalmente em crianças. De acordo com profissionais da saúde é contraindicado o uso de antibióticos, a não ser em caso de uma complicação bacteriana. Portanto, se no terceiro dia da doença respiratória o quadro se agravar, ou mesmo mantiver, e com persistência de febre, vômitos, recusa de alimentação, diminuição da urina ou cansaço para respirar, é importante levar a criança para uma avaliação médica. 

No caso de bebês, eles precisam de cuidados especiais e isso porque crianças menores de dois anos de idade são propensas a ter problemas respiratórios severos devido às suas defesas imunológicas serem fracas e sua capacidade respiratória baixa.

É importante que os pais levem seus pequenos ao especialista mesmo por um simples resfriado e também se tiverem febre. A bronquite é uma doença que ataca os brônquios e bronquíolos, levando ao inchaço da parede desses canais e causando muitas secreções, causando assim dificuldade para respirar acompanhada de chiadeira no peito, cansaço e tosse. 

Por Andreia Silveira, colaboradora do blog www.planodesaude.net 

 

Total de visualizações de página

#Movimento Comentemais

#Movimento Comentemais
"Para as leitoras que visitam, mas não comentam!"

Qual é a faixa etária das seguidoras/leitoras?

Blogs Favoritos e Parcerias

TDM
Cantinho da Yoko

Luchesi MakeUp

Luchesi MakeUp
tudo para maquiagem

Prika MakeUp

Prika MakeUp
use o código FISIO e ganhe 5%

Kollant Adesivos Decorativos

Kollant Adesivos Decorativos
Quer obter 7% de desconto na compra de um adesivo decorativo? Então clica aqui!

Poros

Poros
Desconto de 5% em dermocosméticos e 10% em produto para cabelos, perfumes importados e maquiagem.

Outros

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Divulgue o seu blog!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected