quinta-feira, abril 8

Fisioterapia Respiratória

A seguidora/leitora, Adriana Lara, pediu que fosse colocado dicas de fisioterapia respiratória, para mulher e crianças, bem, resolvi colocar um resumo do que é e um vídeo para que possam acompanhar uma rotina de atendimento....espero que goste...amo isso!!!!
Fonte: Wikipédia e abramenordeste


Fisioterapia respiratória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fisioterapia Respiratória, pode definir-se como a intervenção no âmbito da Fisioterapia, que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento, não-invasivas, que têm como objectivo a optimização do transporte de oxigénio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes. A Intervenção do Fisioterapeuta em utentes com disfunção cárdio-respiratória ou em risco de as desenvolver, baseia-se no seu ExameTratamento e Avaliação dos resultados.
Para atingir os seus objectivos o Fisioterapeuta utiliza técnicas manuais e/ou instrumentais, o exercício, o posicionamento, a educação e o aconselhamento. A intervenção do fisioterapeuta na área das condições cárdio-respiratórias envolve da parte deste, um exame adequado do utente, uma avaliação dos dados recolhidos que lhe permitam identificar, relacionar e hierarquizar os problemas que podem beneficiar com a sua intervenção (diagnóstico), um domínio ao nível do conhecimento e execução das técnicas de tratamento e necessidade de avaliar os resultados da sua intervenção ao nível da estrutura e função, da actividade e da participação social. A sua intervenção junto de utentes (adultos e crianças) com disfunção respiratória aguda, crónica ou crónica agudizada requer um nível de experiência que só pode ser atingido com uma prática continuada, um conhecimento actualizado, uma avaliação constante dos resultados e uma atitude crítica e reflexiva sobre a sua prática clínica.
O esquema dos componentes ventilatório-cardiovascular-metabólico subjacentes ao transporte de oxigénio, juntamente com o modelo de Incapacidade relacionado com o ICF (International Classification of Functioning, Disability and Health), constituem actualmente os modelos de referência para a intervenção do fisioterapeuta na área das disfunções cardio-respiratórias, permitindo uma actuação onde são tidas em conta as alterações fisiopatológicas e as suas repercussões ao nível dos vários sistemas e órgãos, a evolução e prognóstico da doença, a reversibilidade e irreversibilidade das deficiências/incapacidades, os factores de risco iatrogénicos (hospitalização, actos médicos e cirúrgicos, imobilidade e acamamento) e as características individuais de cada utente (ex. idade, morfotipo, antecedentes médicos, contexto social e cultural, expectativas, qualidade de vida).

Índice

 [esconder]

[editar]Doença

[editar]Técnicas de Avaliação

  • Avaliação dos sinais vitais;
    • Temperatura Corporal;
    • Frequência Cardíaca;
    • Frequência Respiratória;
    • Tensão Arterial;
  • Avaliação da mobilidade torácica;
    • Técnica palpatória;
    • Técnica de medição de parametros;

[editar]Técnicas de Tratamento

  • Técnicas coadjuvantes: Percusão/Tapotment, drenagem postural, vibração;
  • Aerossolterapia;
  • Técnicas de eliminação de secreções;
  • Exercício Aeróbio;
  • Treino de força, etc

[editar]Link externo

 

Total de visualizações de página

#Movimento Comentemais

#Movimento Comentemais
"Para as leitoras que visitam, mas não comentam!"

Qual é a faixa etária das seguidoras/leitoras?

Blogs Favoritos e Parcerias

TDM
Cantinho da Yoko

Luchesi MakeUp

Luchesi MakeUp
tudo para maquiagem

Prika MakeUp

Prika MakeUp
use o código FISIO e ganhe 5%

Kollant Adesivos Decorativos

Kollant Adesivos Decorativos
Quer obter 7% de desconto na compra de um adesivo decorativo? Então clica aqui!

Poros

Poros
Desconto de 5% em dermocosméticos e 10% em produto para cabelos, perfumes importados e maquiagem.

Outros

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Divulgue o seu blog!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected