sábado, abril 3

Unhas: seis soluções - Dermatologistas esclarecem dúvidas sobre os problemas mais comuns

Fonte: Bolsa de Mulher

por Laura Cavallieri | 17/11/2006




Não é preciso ser vaidosa para fazer questão de manter as unhas sempre feitinhas e pintadas. Elas são nosso cartão de visitas em meio à correria do dia-a-dia, seja para aquela reunião importantíssima, para o aniversário da filha ou para complementar a produção da noite. Vermelhas ou discretas, curtas ou longas, redondas ou quadradas, com ou sem cutícula - as opções são inúmeras. Mas independentemente de seu estilo, uma coisa é certa: elas devem estar bem tratadas e saudáveis.

Unhas encravadas, manchadas, com micoses ou fracas são problemas freqüentes mas, escondidos sob o esmalte, acabam sendo adiados e se agravando. Portanto, sempre é hora de olhar as mãos com atenção e acabar de vez com estes inconvenientes. Alguns cuidados básicos podem garantir suas unhas bonitas e livres de complicações.

1 - Hidratação 

Assim como nossa pele, as unhas também necessitam de hidratação. Para garantir que elas permaneçam saudáveis e fortes é preciso deixar a preguiça de lado e dedicar alguns minutos do dia para aplicar um hidratante. "Aproveite quando for hidratar as mãos e passe o produto também nas unhas. O único problema é o esmalte, que bloqueia a passagem dele", explica a dermatologista Ligia Kogos. Nesses casos, o ideal é esperar a noite anterior ao dia de fazer as unhas, retirar o esmalte e aplicar o creme. "Uma vez por semana já é suficiente", garante a médica.

“Toda vez em que for à manicure, peça um hidratante antes da base”


Para uma hidratação intensiva, é preciso deixar as unhas livres da pintura por pelo menos uma semana. "Por mais suave que seja o esmalte, ele sempre resseca as unhas. Portanto, toda vez em que for à manicure, peça para passarem um hidratante antes da base. Os melhores são os com efeito lubrificante, como os à base de lanolina, óleo de amêndoa, silicone, pantenol ou uréia", sugere a dermatologista.

2 - Livre-se das manchas 

Manchinhas brancas, unhas amareladas. Probleminhas que cismam em aparecer, muitas vezes sem motivo aparente. E se a sua manicure vive dizendo que o problema são os esmaltes escuros que você anda escolhendo, saiba que as causas podem ser muitas. "No tempo em que as pinturas eram mais artesanais, isso era comum, um pigmento ou outro se depositava na unha. Mas os esmaltes foram aperfeiçoados e não costumam manchar", explica a dermatologista Ligia Kogos, lembrando que é fundamental usar um produto de qualidade.

Mesmo assim, para evitar possíveis marcas causadas pela coloração, a dermatologista Carla Góes Sallet recomenda alternar cores claras e escuras. "O uso muito contínuo de um mesmo esmalte pode fazer com que as unhas acabem se pigmentando, como acontece com os dentes em contato com café, chocolate ou refrigerantes", diz a Dra. Carla. Aliás, aquela história de que esmaltes escuros fortalecem a unha é pura lenda. "Não existe nada que comprove isso", acrescenta a médica.

Já as manchinhas brancas, que nossas mães diziam aparecer quando contávamos uma mentira, não têm culpa no cartório. "Geralmente são decorrência de pequenos traumatismos, como uma batida. O choque traumatiza a raiz e três meses depois aparece a mancha", explica Ligia Kogos. Quanto a isso, não há muito que fazer. Só ter paciência para esperar a unha crescer novamente.

3 - Micoses

"Qualquer pessoa pode ter micose. Como o tratamento é demorado, quanto antes se procurar um médico, melhor", avisa a dermatologista Carla Góes Sallet. Para ajudar a identificar rapidamente o problema, ela dá a dica. "Geralmente o canto da unha fica branco. Essa mancha então vai amarelando até ficar esverdeada", explica.

Apesar de mais freqüente nos pés, as micoses também podem atacar as mãos. "Os pés, por estarem mais expostos a traumatismos, como topadas, costumam ter mais micoses. Mas todas são causadas por fungos e, como eles estão em toda parte, ninguém está livre. O surgimento do problema é facilitado por baixas de resistência", explica Dra. Ligia Kogos.
 

Total de visualizações de página

#Movimento Comentemais

#Movimento Comentemais
"Para as leitoras que visitam, mas não comentam!"

Qual é a faixa etária das seguidoras/leitoras?

Blogs Favoritos e Parcerias

TDM
Cantinho da Yoko

Luchesi MakeUp

Luchesi MakeUp
tudo para maquiagem

Prika MakeUp

Prika MakeUp
use o código FISIO e ganhe 5%

Kollant Adesivos Decorativos

Kollant Adesivos Decorativos
Quer obter 7% de desconto na compra de um adesivo decorativo? Então clica aqui!

Poros

Poros
Desconto de 5% em dermocosméticos e 10% em produto para cabelos, perfumes importados e maquiagem.

Outros

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Divulgue o seu blog!

MyFreeCopyright.com Registered & Protected