Antes de começar os tópicos a que me propus, vou relembrar alguns cuidados importantes quanto à maquiagem:
A princípio, evite emprestar ou tomar emprestado pincel para rímel ou delineador de olhos. Cuidado com o perigo, são focos de sujeiras.
De modo geral, os cosméticos estão livres de contaminação quando novos, mas os preservativos utilizados para retardar o crescimento das bactérias perdem seu efeito com o tempo, que variam, no máximo, de 1 até 36 meses.
Desta forma, com o uso a contaminação é rápida e o usuário dissemina microorganismos sobre os seus cílios. Este foco de contaminação se torna um risco para a córnea, podendo causar uma infecção.
Modo de aplicar:
É aconselhável aplicar a maquiagem com a lente no lugar. Você poderá ver melhor o que está fazendo, assim, o risco de sujar as lentes e de lacrimejar ao colocá-las é menor.
Cosméticos oleosos são difíceis de remover dos dedos e podem sujar as lentes, lave bem as mãos antes.
Dê preferência a pó compacto facial, se preferir o pó solto, aplique com moderação e remova o excesso das pálpebras e cílios.
Evite sombras cintilantes ou outras semelhantes com glitter. As partículas podem entrar nos olhos e ficar debaixo das lentes. Sombras compactas são melhores do que as líquidas, oleosas ou cremosas que são difíceis de remover.
O delineador deve ser aplicado por fora dos olhos, para evitar a obstrução das glândulas e resultar em terçol, por exemplo.
Para os usuários de lentes, delineadores tipo lápis são melhores do que os líquidos ou pastosos. Se preferir delineador líquido tenha certeza que ele é à base de água, se escamar os olhos troque.
Não use saliva para lubrificar o pincel e retire a maquiagem somente com o produto correto.
Retire suas lentes antes de remover a maquiagem
O ideal é não usar creme nas pálpebras, porém, se necessário, ao aplicar evite sujar os cílios e de preferência, depois de 20 minutos, tire o excesso de creme com lenço de papel.
Fonte: Site Whalá